Novo 112
Segundo informação da imprensa de hoje, está em estudo um novo modelo de 112 , designado “ecall”, que se de destina a tornar mais rápida a assistência a veículos acidentados e aos respectivos ocupantes, obviamente.
Para que seja possível a sua aplicação as viaturas têm que ter instalados equipamentos de GPS e também uma “caixa negra” que conterá dados pessoais do condutor.
E é nesse aspecto que as preocupações surgem, porque isso pode permitir uma vigilância abusiva, em que a privacidade dos cidadãos fique em risco.
O Grupo de Trabalho de Protecção de Dados da União Europeia mostra preocupação pelas pressões que poderão surgir, nomeadamente por parte de seguradoras para que aplicação desse sistema seja obrigatório e não facultativo.
Também a criação de uma base de dados, com dados de saúde ou outros igualmente sensíveis, preocupa este grupo de trabalho, pelo risco potencial de qualquer acesso à informação por parte de terceiros, para finalidades que nada tiveram a ver com a recolha.
Se a utilização de GPS nas viaturas já é hoje uma realidade, é também uma realidade que a privacidade do condutor está cada vez mais exposta.
Todos os cuidados serão poucos para que estes sistemas não tenham uma aplicação perversa.

del.icio.us
DoMelhor
EuCurti
feed RSS
email diário
0 opiniões ↓
Ainda não há opiniões. Inicie o debate submetendo a sua neste formulário.
Comente