PE analisa estereótipos sexistas na publicidade
Poderá a publicidade discriminar e prejudicar a igualdade entre homens e mulheres? O PE debate hoje um relatório da eurodeputada sueca Eva-Britt Svensson, de acordo com o qual “a publicidade que veicula estereótipos de género limita as mulheres e os homens, as raparigas e os rapazes, confinando-os a papéis predefinidos, artificiais e, muitas vezes, degradantes, redutores e estupidificantes para os dois sexos”.
Qual o impacto da publicidade e do marketing na igualdade entre homens e mulheres? “Os estereótipos sexistas na publicidade têm um grande impacto nos esforços desenvolvidos para tornar a sociedade mais igualitária. Esta influência tende a acentuar-se na medida em que muitos de nós não temos consciência dos efeitos provocados pelas imagens que nos rodeiam. A publicidade está presente em casa, nos espaços públicos, nos jornais, nas revistas, na televisão. Quando os homens e as mulheres são retratados de uma forma estereotipada, torna-se mais difícil perceber as suas competências noutros contextos, designadamente em áreas que não estão abrangidas pelos papéis tradicionais. Do mesmo modo, as jovens e os jovens são influenciados nas suas escolhas, tanto em termos de educação como de carreira profissional”.
O que podem os Estados-Membros e a União Europeia fazer para melhorar esta situação?
“Podem ter consciência dos estereótipos sexistas e assegurar a existência de um organismo destinado a receber as queixas do público sobre estereótipos sexistas na publicidade e no marketing. O futuro Instituto Europeu para a Igualdade do Género também deverá funcionar nesse sentido. É extremamente importante que exista uma consciência, por parte dos consumidores e do público em geral, do impacto da publicidade. Hoje em dia já é proibida a publicidade responsável pelo aumento dos níveis de poluição e os anúncios publicitários devem demonstrar responsabilidade em matéria ambiental e de alterações climáticas. O objectivo do meu relatório é contribuir para impedir a utilização de estereótipos sexistas na publicidade”.
Assista à transmissão do debate, em directo, a partir das 21h00 (Horário da Europa Central), clicando aqui.


Twitter
del.icio.us
DoMelhor
EuCurti
feed RSS
email diário
0 opiniões ↓
Ainda não há opiniões. Inicie o debate submetendo a sua neste formulário.
Comente