publicado em
12 Abril 2008 às 9:57

por Ana Roque

etiquetas
UE

 

Partilhar
por email por email
Twitter Twitter
delicious del.icio.us
domelhor DoMelhor
eucurti EuCurti

 

Assinar publicação
delicious feed RSS
email diário
newsletter semanal

 

Pobreza afecta 19 milhões de crianças na UE

572065_the_cradle_of_inequality_1.jpgDos 78 milhões de pessoas afectadas pela pobreza na UE, 19 milhões são crianças. “Um número inacreditável”, como referiu a eurodeputada Gabriele Zimmer, responsável pela elaboração de um relatório destinado a analisar as formas de combater a pobreza infantil. Numa audição pública realizada no Parlamento Europeu, peritos e eurodeputados analisaram e debateram as possíveis medidas a aplicar, tendo em vista a erradicação de um problema que continua muito longe de estar resolvido. De notar que estes 19 milhões de crianças nem sequer incluem os filhos das pessoas que pedem asilo, dos imigrantes e das pessoas sem a documentação legal necessária.

As origens do problema, invocadas pelos participantes na audição pública, organizada pela comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, incluem a precariedade do trabalho, a não obtenção de rendimentos familiares que permitam proporcionar uma infância decente aos filhos e a inexistência de incentivos financeiros e mecanismos de assistência social adequados. Para a eurodeputada portuguesa Ilda Figueiredo, vice-presidente da comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, “a estratégia de Lisboa está a ser revista num sentido neo-liberal que, em vez de resolver a pobreza, torna o problema ainda mais grave. É necessário demonstrar as contradições que daí resultam”.

Tendo em vista despertar uma maior consciência para o problema da pobreza, a comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais está a trabalhar num relatório que propõe a designação do ano 2010 como o Ano do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

1 opinião ↓

#1 Dados pessoais – Política social em debate no PE em 10.11.08 às 9:39

[...] aquele documento, “uma parte importante da população da União Europeia continua a viver em situação de exclusão social“, dado que uma em cinco pessoas vive em habitações degradadas e que cada dia cerca de 1,8 [...]

Comente

Veja os últimos textos publicados